Loading...
TOP
background
esportzy

EDUCATION

A Esportzy como empresa na área dos Videojogos, Esports e Gaming, tem na divisão Esportzy Education, as competências associadas à literacia digital na Educação 5.0. Utilizando o Gaming e os Esports, associando a indústria dos videojogos ao ecossistema do ensino, criando laços entre alunos, professores e famílias. A utilização dos "Serious Games", da Gamificação nos processos educativos, contribui para um aumento de rentabilidade académica e potencia as competência socio-emocionais.

background

Educação 5.0

OS ESPORTS, A GAMIFICAÇÃO E OS JOGOS SÉRIOS NA EDUCAÇÃO 5.0

A escola vai precisar de investir em novos modelos de ensino que contemplem mais do que o tradicional.

A Educação 5.0 é um passo natural evolutivo da Educação 4.0 e que tem como ponto crucial as Competências Socioemocionais.
Agora, o ensino colaborativo ganha ainda mais força, entendendo que além do trabalho em equipa também existe a necessidade de promover a aprendizagem com o principal foco na colaboração com a comunidade e toda a sociedade.
Os desafios vão para lá das notas… será necessário potenciar as capacidades de inovação, criar soluções perante os problemas.
Para isso a Gamificação é um meio por excelência para criar compromisso e potenciar a massa crítica nas decisões e soluções.

Utilizar a Tecnologia de forma saudável como ferramenta de transformação social

Colaboração

Criatividade

Comunicação

Adaptabilidade

Inteligência Emocional

Empatia

Gestão Conflitos

background

Serious Games

JOGOS DESENHADOS PARA FINS EDUCATIVOS E DE FORMAÇÃO

São Jogos desenhados com uma finalidade diferente do que o simples entertenimento. Normalmente criados para a Educação, Saúde, Fins Militares, Formação, âmbito Empresarial, etc.

Os "Jogos Sérios" usam a tecnologia de Videojogos mas são utilizados nas mais variadas áreas para potenciar e acelerar processos formativos como principal objetivo e não apenas o aspecto do entertenimento.
A Esportzy leva os mais variados Serious Games dedicados à Educação como o Minecraft Education Edition ou Fortnite Creativo, o Lightbot usado para as áreas STEAM (Science, Technology, Engineering, Art, e Maths).

Os Videojogos estão há mais de 50 anos a aumentar o campo da nossa imaginação

JOGOS SÉRIOS (SERIOUS GAMES)

Edutainment

Advergame

Jogos Educativos

Jogos para a Saúde

Dinâmica Organizacional

Simulação

Militainment

background

Gamificação

OS ESPORTS E OS VIDEOJOGOS NA EDUCAÇÃO 5.0

Permite num entorno favorável, potenciar a capacidade de aprendizagem e espírito colaborativo. Utilizando a ludificação vai permitir maior “engagement” aos processos educativos na relação professor<->aluno.

Esta técnica de ensino e aprendizagem leva a mecânica do desenvolvimento e as dinâmicas dos jogos ao âmbito educativo e profissional potenciando os resultados e melhores performances tanto ao nível educativo como a nível profissional.
Já utilizada nos sistemas educativos, desde a ludificação mais tradicional até aos videojogos atuais.
Ferramentas tecnológicas de Edutainment, como Khan Academy, Kahoot, Classdojo etc permitem aos professores, monitores, criarem dinâmicas de recompensa ou de competição.
A Gamificação traça objetivos claros de motivar, fidelizar e introduzir mudanças em comportamentos positivos.
Usualmente aplicadas no trabalho, na saúde, nos negócios e também na área que temos enfoque… a Educação!

A gamificação favorece a aprendizagem transversal

background

O QUE FAZEMOS

No âmbito da utilização dos Videojogos aplicados ao sistema educativo preparamos conteúdos e formação:

Formação Educativa

Ações de Formação a Pais, Alunos, Professores através de workshops e conferências sobre a utilização dos Jogos no entorno escolar e familiar. Como utilizar os Jogos Sérios, a Gamificação para potenciar os processos educativos.

Indústria dos Videojogos

Criação de ações de debate e conferências com os principais Stakeholders da indústria tecnológica na área do desenvolvimento de videojogos. As novas oportunidades no mercado de emprego na área do Gaming e dos Esports.

Democratização Digital

Levar a tecnologia e ferramentas do gaming e dos videojogos a todas as comunidades, tornando possível o acesso a todos.

Competições Esports e Gaming

Levar torneios, eventos online e presenciais às escolas e universidades, criando laços entre colegas e outras escolas.

background

Gaming Responsável

Uso Responsável dos Videojogos

O que Jogam os nossos Filhos e Filhas?

Saber o que estão a jogar, e se possível partilhar com eles um jogo, fará com que se entenda melhor o mundo das nossas crianças e jovens, promovendo uma educação saudável e motivadora.
Comprar sempre em Lojas físicas ou em sites online credíveis, vai evitar qualquer tipo de virus, malware, falhas de segurança que podem colocar em risco a privacidade.

Jogar Sim... Com PEGI

Usar o sistema de classificação de jogos por idade PEGI (Pan European Game Information) permite escolher os videojogos adequados a cada idade. É o primeiro passo para a segurança enquanto se joga. PEGI é um código que aparece em cada jogo e permite saber que idade mínima deve ter para poder jogar.

Controlo Parental

Este é um mecanismo essencial e disponível em todas as consolas e dispositivos móveis. Com o Control Parental podem limitar compras nos jogos, negar acesso a tipo de jogos que considerem inapropriados para a criança e também ver a atividade online do seu filho enquanto utiliza a consola. Não é invasão de privacidade... é responsabilidade e acompanhamento na educação.

Consolas | Consolas Portáteis | Smartphones

A Escola Primeiro

As Regras devem ser o primeiro ponto de uma relação educacional. O Pais, Professores e mesmo os Jovens devem colocar regras e horários para o seu tempo nos Videojogos. A Escola e depois os Trabalhos de Casa têm de ser colocados sempre em Primeiro Lugar.
Façam acordos claros com os filhos, indicando os horários, corrigir posturas físicas, se jogam à noite procurar a iluminação correta, procurar sempre que o descanso esteja garantido.

Os Videojogos em Família

Organiza sessões de videojogos em casa para jogarem com a família, com os amigos... vais ver que pode ser muito divertido. É uma excelente forma de observarmos os nossos pequenos, com as suas reações, a forma como interagem no seu mundo "natural" jogando com outras crianças e mesmo adultos.

Conhecer os Amigos dos Filhos... e também os Virtuais

Sempre que possível tentar saber com quem jogam online. E formar os seus filhos a não fornecerem dados pessoais, passando os valores da importância da Privacidade.